segunda-feira, 30 de janeiro de 2017 15:01
Você sabe o que é, para que serve e como é definida a Política de Investimentos da Futura?
A política de investimentos é o documento que estabelece as regras e condições para a aplicação do seu saldo acumulado no Plano de Aposentadoria administrado pela Futura no mercado financeiro.
A Política de Investimentos é um documento obrigatório, elaborado no mínimo anualmente pela Diretoria Executiva, com suporte do Comitê de Investimentos, e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Futura. Este documento reúne um conjunto de diretrizes e medidas para nortear a gestão dos recursos financeiros do Plano, estabelecendo inclusive os limites mínimos e máximos de aplicação dos recursos em cada segmento (renda fixa, renda variável, etc), respeitando a atual legislação.
Para o Plano de Aposentadoria administrado pela Futura, o processo de definição da Política de Investimentos se inicia com elaboração do Estudo de ALM (Asset Liability Management) pela consultoria de investimentos. O ALM busca as melhores opções de investimentos a fim de garantir o pagamento dos benefícios do Plano de Aposentadoria.
O ALM é apresentado para o Comitê de Investimentos, que irá analisar a metodologia utilizada e as hipóteses adotadas no estudo. O resultado do ALM define a macroalocação ótima dos investimentos, isto é, o percentual que será alocado em cada segmento, de acordo com as necessidades do plano.
Após aprovação do Conselho Deliberativo, a Política de Investimentos é encaminhada para os gestores efetuarem a implantação das estratégias de investimento.
Clique aqui para consultar a política de investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo em que vigorará no ano de 2017.
Autor: Futura
Fonte: Futura