segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 09:01
Rentabilidade dos investimentos 2017
Setembro e outubro foram meses que a Futura conseguiu superar o CDI.
Apesar do bom resultado em relação ao CDI apresentado no mês de setembro (0,78% contra 0,64%), o resultado da Entidade ficou, pela primeira vez no ano, abaixo da meta atuarial (1,06%). Podemos explicar esse fato pelo descasamento dos investimentos IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna), índice atrelado a meta atuarial, e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que estão ligados às NTN-B´s (Notas do Tesouro Nacional série B), e que representam aproximadamente 80% da nossa carteira. Já no mês de outubro, o resultado apresentou um crescimento significativo de 0,97%, contra 0,58% da meta. Sendo assim, a Entidade apresentou um retorno de 9,20%, acima da meta atuarial, que também subiu 2,71% nesse ano.
No segmento de renda fixa, que corresponde a aproximadamente 97% dos recursos da Entidade, o resultado foi de 0,55% no mês de setembro. Em outubro, com o IPCA acima do IGP-DI, o resultado foi de 0,85% contra 0,60% do benchmark. No acumulado do ano, o segmento teve alta de 7,96%.
Na renda variável, foram 2 meses muito positivos, com alta de 14,75% em setembro e 5,39% em outubro, contra 4,88% e 0,02%, respectivamente, do Ibovespa. Em 2017, a renda variável apresentou alta de 94,61%, porém, o resultado não teve grande impacto no consolidado da Entidade, por representar apenas 1% do Patrimônio da Entidade.
Com relação aos investimentos estruturados, assim como nos primeiros meses do ano, o resultado não foi positivo, com alta de apenas 0,25% em setembro e 0,17% em outubro. O resultado do ano foi de 3,03%.
Elaboramos um gráfico comparando a rentabilidade da Futura com a inflação (IPCA), Poupança, CDI e a Meta Atuarial, de agosto de 2011 a outubro de 2017.
Podemos observar -no gráfico que a rentabilidade da Futura, no período mencionado, se manteve acima da inflação (IPCA) e da Poupança, ficando abaixo apenas do CDI e da Meta Atuarial.
Segue abaixo, também uma tabela com o histórico dos principais índices de renda fixa, renda variável e preços:
Para saber mais sobre o resultado dos investimentos acesse o site https://www.portalprev.com.br/PSM/futura/default.htm ou pelo e-mail atendimento.futura@cosan.com.
Autor: Futura
Fonte: Futura