terça-feira, 17 de abril de 2018 08:45
Trilha: Pessoa idosa que mora sozinha: Conquista ou Problema?
Os dados das pesquisas demonstram que o brasileiro está vivendo mais e com mais saúde e vigor. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro é de 74,6 anos. Cada vez mais gente mora sozinha e isso também acontece com os idosos brasileiros.
Há um mito de que morar sozinho seja sinônimo de solidão e abandono. Mas morar sozinho é questão de conquista, liberdade, escolha e, na maioria das situações, é o exercício da autonomia e privacidade das pessoas idosas.
O número de pessoas idosas que moram sozinhas no Brasil triplicou nos últimos anos, passando de 1,1 milhão em 1992 para 3,7 milhões em 2012 e de cada 100 pessoas idosas que moram sozinhas, 65 são mulheres.
Junto do direito e da escolha de morar sozinha, há a necessidade de a pessoa idosa ficar atenta aos desafios que isso traz à sua vida e saber avaliar quando as possibilidades não mais permitirem que ela continue a morar sozinha.
Portanto, nesta trilha, daremos algumas sugestões e recomendações que consideramos importantes para pessoas idosas que moram sozinhas e desejam continuar a exercer o direito de assim permanecerem.
Autocuidado e Envelhecimento
Envelhecer é a melhor coisa que pode nos acontecer, pois somente envelhecem as pessoas que passam por todas as fases da vida. Nenhum de nós gostaria de terminar a sua vida em idades mais precoces e não desfrutar cada fase com suas peculiaridades. No entanto, vidas mais longas precisam de planejamento e cuidado.
A presença de doenças (especialmente crônicas) e a existência de hábitos de vida considerados inadequados (como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, obesidade) constituem os grandes vilões para a saúde das pessoas idosas, pois aceleram o processo de envelhecimento. Assim, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis constitui a nossa primeira ação de autocuidado.
Higiene Corporal
Tomar banho todos os dias, em especial para as pessoas idosas, é mais um hábito cultural que uma necessidade. A frequência do banho depende de suas necessidades. Pessoas com importante ressecamento de pelo, muito enfraquecidas ou que, por problemas de saúde, cansam-se muito facilmente podem tomar banho somente algumas vezes na semana, sem problemas.
Cuidados devem ser tomados no banho de chuveiro:
· Coloque tapete antiderrapante no interior do boxe e esteja certo que o piso do banheiro esta seco, para prevenir escorregões e quedas;
· Não aplique óleo de banho na pele durante o banho, para evitar que o piso fique escorregadio;
· Confira e ajuste a temperatura da água com o dorso da mão ou do braço antes de iniciar o banho;
· Feche portas e janelas para evitar correntes de ar.
Cuidados com os pés
Inicialmente devem ser cuidadosamente inspecionados (temperatura, estado da pele, sensibilidade, circulação, presença de deformidades – joanetes, calosidades, etc –, presença de micoses). Seque-os cuidadosamente, sem esfregar, especialmente nas regiões entre os dedos, para evitar a contaminação por fungos (micoses). Procure exercitá-los para estimular a circulação e prevenir atrofias musculares.
Cuidados com as roupas
Coloque suas roupas em locais de fácil acesso. Utilize, sempre que possível, roupas de tecidos macios, antialérgicos e, preferencialmente, que não amassem. Se você tiver limitações nas articulações das mãos, troque os zíperes por elásticos e botões por velcro. Fechamentos frontais de roupas e peças intimas facilitam a maior independência na realização dessa atividade. Use meias limpas e folgadas (sem furos ou remendadas com costuras duras) para manter os pés aquecidos e com sensação de conforto.
Calçados
Utilize calçados bem adaptados a seus pés, de fácil colocação, confeccionados com material macio e que possuam solados antiderrapantes. Chinelos (principalmente os de dedo) devem ser evitados, pois facilitam a ocorrência de quedas. Sapatos fechados e sem cadarço são os mais recomendados. Já existem no mercado calçadeiras longas, que nos ajudam a calçar sapatos sem ajuda.
Higiene Oral (da boca)
Deve ser realizada ao acordar, após as refeições e antes de dormir. Isso vale tanto para dentes naturais quanto para dentaduras e pontes. Escove os dentes naturais com movimentos firmes, tanto na arcada superior como na inferior, com o intuito de limpar os dentes e massagear a gengiva. Língua e mucosa oral também devem ser higienizadas. Existem no mercado instrumentos próprios para limpar a língua; na sua ausência pode ser utilizada a própria escova de dentes: faça movimentos suaves em um único sentido (de dentro da boca para fora). Após a escovação, a boca deve ser enxaguada com água limpa. Repita quantas vezes forem necessárias.
http://telehelp.com.br/guia-morar-sozinho/
Autor: Futura
Fonte: Futura