quarta-feira, 20 de junho de 2018 11:17
Trilha: Pessoa idosa que mora sozinha: Conquista ou Problema?
Os dados das pesquisas demonstram que o brasileiro está vivendo mais e com mais saúde e vigor. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro é de 74,6 anos. Cada vez mais gente mora sozinha e isso também acontece com os idosos brasileiros.
Há um mito de que morar sozinho seja sinônimo de solidão e abandono. Mas morar sozinho é questão de conquista, liberdade, escolha e, na maioria das situações, é o exercício da autonomia e privacidade das pessoas idosas.
O número de pessoas idosas que moram sozinhas no Brasil triplicou nos últimos anos, passando de 1,1 milhão em 1992 para 3,7 milhões em 2012 e de cada 100 pessoas idosas que moram sozinhas, 65 são mulheres.
Junto do direito e da escolha de morar sozinha, há a necessidade de a pessoa idosa ficar atenta aos desafios que isso traz à sua vida e saber avaliar quando as possibilidades não mais permitirem que ela continue a morar sozinha.
Portanto, nesta trilha, daremos algumas sugestões e recomendações que consideramos importantes para pessoas idosas que moram sozinhas e desejam continuar a exercer o direito de assim permanecerem.
Por que é importante prevenir quedas
Dados estatísticos mostram que 30% das pessoas idosas caem pelo menos uma vez por ano. E 70% dessas quedas ocorrem no ambiente domiciliar. Mais de dois terços daqueles que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes.
A frequência de quedas é maior em mulheres e o risco de fraturas decorrentes de quedas aumenta com a idade. Segundo estudos, 40% das quedas em mulheres com mais de 75 anos e 28% das quedas em homens podem resultar em fraturas.
As quedas podem ter efeitos devastadores num indivíduo, sendo a principal causa de morte acidental (associada a declínio funcionar e institucionalização). Elas ainda podem ter um custo muito oneroso para a pessoa idosa, sua família e para o sistema de saúde. É muito importante prevenir a ocorrência de quedas.
Além dos itens mencionados anteriormente, é importante atentar para os seguintes pontos, para prevenir quedas:
· Pratique exercícios físicos com regularidade, de modo a melhorar a sua forma física, fortalecendo ossos e músculos;
· Faça uma alimentação equilibrada, prevenindo principalmente a osteoporose;
· Seja cuidadoso na dosagem dos medicamentos;
· Não beba álcool em excesso;
· Use sapatos ou sandálias bem ajustados, com solas antiderrapantes (de preferência com ranhuras ou ventosas);
· Não use camisas de noite ou roupões compridos;
· Se precisar de óculos, não deixe de usá-los;
· Use bengala, se o seu médico concordar;
· Esteja atento a movimentos inesperados de animais, crianças e bicicletas.
http://telehelp.com.br/guia-morar-sozinho/
Autor: Futura
Fonte: Futura