quarta-feira, 16 de dezembro de 2020 19:11
Cumprindo com o compromisso de transparência, a PREVIM vem prestar esclarecimentos sobre a rentabilidade dos planos de previdência em 2020, ano conturbado, durante o qual a economia e nossas vidas estão sendo particularmente afetadas em razão da pandemia, de uma maneira jamais prevista.
Diante de um cenário de crise global, a rentabilidade da PREVIM foi fortemente impactada com as oscilações do mercado financeiro, acarretando resultados pouco satisfatórios a curto prazo.
Estamos acompanhando os movimentos do mercado e reafirmamos que a Política de Investimentos da PREVIM está desenhada para atravessar períodos de volatilidade e estresse, visto que as carteiras dos planos contemplam diferentes classes de ativos, a fim de diversificar os riscos dos investimentos, além de terem um forte arcabouço regulatório que busca proteger os recursos dos participantes ativos e assistidos. Planos de previdência são investimentos de longo prazo e não devem ser avaliados apenas com base em acontecimentos recentes.
Nossa estratégia de investimentos é baseada numa visão que privilegia retornos seguros e de longo prazo. Aplicações financeiras que proporcionam ganhos importantes a curto prazo estão associadas a risco elevado, com igual potencial de gerar perdas significativas.
Qualquer alteração na Política de Investimentos se dá partir de estudos aprofundados, que indiquem benefícios consistentes para os mais de 5.000 participantes dos planos.
As estratégias de investimento usadas para os Planos Tradicional e Flex não podem ser comparadas, uma vez que são planos conceitualmente distintos. Enquanto o Tradicional é um plano de Benefício Definido (BD) o Flex é um plano de Contribuição Definida (CD). Acesse Biblioteca -> Informativos da área restrita do site www.previm.com.br para maiores informações.
A PREVIM está segura de que a gestão dos investimentos dos planos de previdência está dentro de um risco aceitável para uma estratégia de longo prazo, e é realizada, sob a responsabilidade de seus gestores, de acordo com a legislação regulatória das entidades fechadas de previdência complementar.Autor: Diretoria PREVIM
Fonte: PREVIM