quinta-feira, 29 de dezembro de 2016  12:20

INFORMATIVO - NOVEMBRO/2016


Prezado Participante,

Apresentamos no informe deste mês esclarecimentos sobre a rentabilidade da carteira de investimentos da SantanderPrevi de Novembro de 2016.


Dos comentários econômicos:


A recuperação econômica está demorando mais para ocorrer do que o esperado inicialmente. A melhora observada ao longo do ano nos indicadores de confiança ainda não resultou em uma recuperação do crescimento do PIB. Desta forma, a SAM reduziu a projeção para o PIB de 2017, de 1,5% para 0,5%.

Apesar da fraqueza da atividade e da evolução mais benigna da inflação, incertezas acerca da gestão de Donald Trump levaram o Banco Central brasileiro a adotar uma postura mais cautelosa na última reunião de política monetária, reduzindo a taxa básica de juro sem 0,25 pontos percentuais. Para a próxima reunião, em janeiro, a SAM acredita que a piora da atividade fará com que o Banco Central acelere o ritmo de corte da taxa Selic para 0,50 pontos percentuais. Esperamos um ciclo de corte de juros de 3,50 pontos percentuais, com a taxa Selic atingindo o patamar de 10,75% no final do ano que vem.

A redução da nossa projeção de crescimento também aumentou a preocupação com a situação fiscal. Para o ano que vem, ainda esperamos que o governo conseguirá alcançar a meta de déficit primário de R$139 bilhões.

A política tem sido foco de atenção, ou seja, o aumento da incerteza com relação ao andamento das reformas fiscais terá com consequências negativas sobre a confiança dos agentes impactando a recuperação econômica e a situação fiscal.

Por fim, o Banco Central Americano vem sinalizando que o resultado das eleições não alterou a rota traçada e deve elevar a taxa básica de juros em 0,25 pontos percentuais na reunião de dezembro.


Perfil Conservador


No mês de Novembro a carteira do fundo foi composta por aproximadamente 30% de ativos de crédito privado, distribuída majoritariamente entre CDBs, Letras Financeiras e Debêntures. Nossa estratégia é manter a alocação em crédito privado neste patamar. Este perfil, por aplicar os recursos
majoritariamente em ativos pós-fixado tem baixa volatilidade de mercado.  A rentabilidade deste perfil em Novembro foi de 1,04%.


Perfil Moderado Sem Ações


O fundo MSA encerrou o mês de Novembro de 2016 com uma rentabilidade de 0,80%. No mês de Novembro a carteira era composta por 10% de ativos indexados a inflação (IMA-B). O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 25% do patrimônio. A rentabilidade menor este mês decorre da rentabilidade inferior dos ativos de renda fixa de longo prazo decorrente da elevação da taxa de juros.


Perfil Moderado Com Ações


O fundo MCA encerrou o mês de Novembro de 2016 com uma rentabilidade de -0,55%. No mês de Novembro a carteira era composta por 8% de ativos indexados à inflação (IMA-B), 72% indexados à taxa SELIC e 20% em renda variável. O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 20% do patrimônio. A rentabilidade menor este mês decorre principalmente da parcela investida na renda variável cuja rentabilidade foi de – 5,00%.

Perfil Agressivo


O fundo Agressivo encerrou o mês de Novembro 2016 com uma rentabilidade de -1,20%. No mês de Novembro a carteira era composta por 7% de ativos indexados à inflação (IMA-B), 63% indexados a taxa SELIC e 30% em renda variável. O percentual de ativos financeiros de crédito privado é de 18% do patrimônio. A rentabilidade menor este mês decorre principalmente da parcela investida na renda variável cuja rentabilidade foi de – 5,00%.


SANTANDERPREVI

Autor: SantanderPrevi

Fonte: SantanderPrevi