quarta-feira, 12 de junho de 2024  09:37

IPCA acelera em maio




O IBGE divulgou o IPCA, índice oficial da inflação brasileira, que no mês de maio atingiu 0,46%, novamente superando as estimativas dos analistas e economistas que acompanham o mercado financeiro.

Os preços dos alimentos e bebidas foram os que mais contribuíram para o aumento do índice, mas é importante destacar que 8, dos 9 grupos de serviços e produtos pesquisados pelo IBGE, apresentaram alta subiram no período.

Neste ano, o IPCA acumula alta de 2,27% e nos últimos doze meses a alta atinge 3,93%. O governo trabalha com uma meta de inflação de 3% para 2024, com tolerância de 1.5pp para cima ou para baixo.

Com a notícia, os analistas já estão revisando suas projeções para a inflação desse ano (que deve se ficar ao redor de 4%) e revendo a taxa de juros para o final deste ano, também estimando taxa mais elevada que anteriormente.

A principal missão do Banco Central (BCB) é controlar a inflação e o órgão tem usado a taxa básica da economia (SELIC) como seu principal artifício para esse controle. Recentemente o BCB manteve inalterada a SELIC em decisão dividida entre os membros do comitê de política monetária. A taxa SELIC atualmente está em 10,5%a.a.  

Autor: Voith Prev

Fonte: Voith Prev, IBGE e mídia