terça-feira, 14 de maio de 2024  14:30

Educação Financeira: Mitos e verdades do planejamento financeiro




Extraído do RAI 2023 da Bungeprev

Você pensa na sua aposentadoria? Tem conduzido bem seu planejamento financeiro?

Confira aqui alguns mitos que você deve combater, e verdades que podem ajudar a planejar mais e melhor o seu futuro.

MITOS

1. Só quem tem muito dinheiro consegue investir

É possível investir, mesmo com pouco dinheiro. O segredo é ter o orçamento em dia, e disciplina para poupar sempre. Quanto antes começar, melhor!

2. Os gastos diminuem na aposentadoria

Nem sempre isso é verdade! Os gastos mudam, mas não necessariamente diminuem. Este pensamento é bem comum, considerando-se que, nesta fase da vida, os filhos já serão adultos e a rotina se tornará mais simples. A prática, no entanto, mostra outro cenário: alguns gastos diminuem, mas outros aumentam consideravelmente, como os relacionados à saúde e bem-estar.

3. A renda do INSS será suficiente para a aposentadoria

Contar somente com a renda do INSS para viver na aposentadoria é um grande erro de planejamento. Baseados em pesquisas, planejadores financeiros costumam estimar que o benefício recebido do INSS deve responder por 20% a 40% da renda total do aposentado, para que consiga arcar com suas despesas e manter seu padrão de vida.

4. Para a aposentadoria, basta acumular recursos para um período de dez a quinze anos O prazo é uma variável importante para o planejamento da sua aposentadoria. Se você resolver se aposentar, por exemplo, aos 60 anos, considerando-se a expectativa de vida do brasileiro e os avanços da medicina, é correto estimar que precise de renda para viver, no mínimo, até os 90 anos. Isso quer dizer que serão 30 anos vivendo do dinheiro que acumular durante sua carreira. Já imaginou?

5. Terei ajuda dos familiares na aposentadoria

É sempre bom e reconfortante saber que pode contar com familiares caso a situação aperte, mas no futuro você pode se deparar com uma realidade bem diferente da sua expectativa. O melhor é não depender de ninguém, muito menos incluir essa possibilidade de ajuda no seu planejamento.

VERDADES

1. Todos devem pensar no futuro!

Cuidar do planejamento e poupar é tarefa de todos, seja para a sua aposentadoria, ou para realizar seus sonhos de longo prazo. Mesmo que pouco, procure poupar sempre!

2. Quanto antes começar, melhor.

Se você se considera muito jovem para pensar nesse assunto, saiba que essa é uma grande vantagem no seu planejamento: o tempo! Quanto mais cedo iniciar o hábito de poupar, de forma organizada e com disciplina, maiores as chances de acumular recursos no futuro.

3. A renda da aposentadoria depende do esforço de acumulação.

Não há segredo. Para garantir renda na sua aposentadoria, ou mesmo para realizar os seus objetivos de longo prazo, é preciso ter recursos para isso. E o caminho é um só: cuidar bem do seu orçamento, poupar o máximo possível e projetar uma aposentadoria tranquila.

4. Planejamento inclui boas decisões de investimentos

Ao poupar para a aposentadoria, ou para a realização de sonhos de longo prazo, é necessário contar com uma boa estratégia de investimento, para que seu dinheiro cresça ao longo do tempo. Guardar recursos é importante, assim como é fundamental fazer com que eles rendam!

5. O planejamento deve ser flexível.

De tempos em tempos, avalie o seu planejamento. Você está alcançando suas metas? Será que é preciso revê-las? Em caso de aumento de salário, por exemplo, vale a pena aproveitar o momento e poupar mais.

Para quem já está no meio do caminho ou perto da aposentadoria, mas não juntou o suficiente, a ideia é adiar o momento de parar de trabalhar, para que consiga um prazo maior de acumulação de recursos.

Autor: .

Fonte: RAI Bungeprev 2023